quinta-feira, 21 de agosto de 2008

TREINANDO A MENTE (Dica 1)
















Estou longe de ser um corredor profissional, mas já tenho algum lastro. Afinal já vou fazer 39 em breve e 5 anos de corrida. Adoro ler e me informar sobre diversos assuntos. Vendo que muitos atletas/amigos querem se aventurar em Meias-maratonas,obtive alguns artigos que julgo importantes

Dica 1:TREINANDO A MENTE

Quantas vezes não fomos surpreendidos por uma "pegadinha" da nossa mente ??Pois é, por isso devemos deixar nossa mente preparada, educada, treinada... tomar o controle da situação.


Por Nicole Tauchmann - Psicóloga do Esporte publicado na revista TRISPORT 2007

  1. Mentalize o seu plano de corrida. Para isso é necessário conhecer o percurso, assim estará evitando surpresas. Ao chegar a cidade onde participará da corrida, procure conhecer todo percurso. Converse com alguém experiente e tire todas as suas dúvidas. 0 dia da entrega do kit é urna excelente oportunidade.

  2. Dias antes da prova faça uma selecão de músicas que tenhan a ver con momentos positivos e importantes da sua vida. Grave em sua mente a sequencia. Para não esquecer elabore uma especie de “filminho’ na sua mente das cenas que remetam a elas. Assim, poderá acessar a sua trilha sonora a qualquer mornento durante a maratona. 0 objetivo é manter você motivado e concentrado. Você também pode eleger uma música para cada cinco quilometros. Se você for correr uma maratona, deixe as mais importantes para os últimos 15 km, pois é onde precisará de mais ferramentas para manter-se forte e motivado.

  3. Faca uma retrospectiva das provas já vivenciadas ou de treinos, e lembre-se dos imprevistos pelos quais já passou. Anote-os e procure saidas para cada um deles. Antecipar estas soluções o deixará mais seguro.

  4. Calcule quantos dias você se preparou para este evento. Quantas horas ou quilômetros foram gastos neste preparo. Nossa mente se fortalece frente a números. Saber que vocé já correu muitos quilometros o deixará mais forte, com mais energia e entusiasmo.

  5. Em momento algum perca a alegria, a determinaçao e o entusiasmo. Afinal não foi você quem optou por estar correndo esta prova?

  6. Quando surgir alguma adversidade, seja dor ou cansaço, procure se observar correndo - seu ritmo, postura, passadas -, observe como se saisse do corpo. Depois expanda a cada passada a sua respiracão, e sinta, a cada inspiracão, como que seu corpo aumentasse de tamanho, se expandisse. Sinta o ar entrando e saindo, na inspiracão e expiracão, pelos poros da sua pele, seu corpo inteiro deve respirar. Mentalize uma cor que tenha um significado para voce e se imagine envolto por ela, como se estivesse em uma redoma de vidro, mas no lugar do vidro a cor, formada da melhor e mais especial energia. Imagine ela brilhando, o abastecendo de força e o protegendo de quaiquer adversidade. Sorria. A cada passada perceberá que seus movimentos fluirão com mais facilidade.

  7. Não se boicote se sentindo mal quando alguém que você considerava tao preparado quanto vocé, ou ate menos, passar ao seu lado. Lembre-se que a prova é longa. Faça a sua corrida. Se concentre nas suas passadas, na sua respiraçao. Esqueça das pessoas a sua volta. A referência deve ser você! Costumo dizer que as vitórias e derrotas antes de acontecerem são decididas na cabeça do atleta - enquanto uns pensam no que quer que aconteça, outros pensam no que tem medo que aconteça. Percebeu a diferença? Podemos desejar intensamente algo, mas se não acreditarmos em nossa capacidade de conquistã-lo estaremos mandando uma mensagem contraditória para o nosso cerebro. "

Paz e Luz !

El Capitán





Nenhum comentário: