terça-feira, 1 de abril de 2008

Corrida e Outros Esportes - Será que dá ???

Olá galera do Yrunning, blogueiros e visitantes.
Como estou praticando voleibol na ACM, e está me fazendo muito bem, vou começar a publicar diariamente aqui os benefícios , ou não, de outros esportes que podem ser praticados junto com a corrida.

Antes disso lembrete importante : Hoje no auditório, será a comemoração de aniversário do pessoal que soprou as velinhas em março. O horário correto eu não sei, mas procurem a Lu ou a Adriana.

Vamos lá a primeira publicação, que vai gerar polêmica eu sei, mas vale a pena :
Futebol

Não passa um semana, sem que não saibamos que um corredor tenha sofrido alguma lesão causada durante uma partida de futebol amistosa com os amigos. Aliás, muitos acabam optando só pela corrida exatamente porque viram na nesta prática uma opção de condicionamento físico mais segura. Sim, o risco de lesões em uma simples partida de futebol existe e é grande. Rupturas (distensões) musculares, torções de tornozelo, ruptura de ligamentos e outros problemas acontecem em uma porcentagem razoável com os jogadores, principalmente os que jogam apenas uma vez por semana. Esses, em geral, também dedicam pouca atenção a alongamentos e fortalecimento de músculos, quando não estão acima do peso. .
Futebol é excelente para o condicionamento Por outro lado, correr atrás da bola é uma atividade bem completa. Exige um condicionamento físico misto, aeróbio e anaeróbio, com diversos piques e mudanças de direção. A combinação entre as exigências de agilidade, explosão, resistência e coordenação fazem do futebol uma excelente ferramenta de condicionamento físico. O problema acontece porque a esmagadora maioria dos corredores que se aventuram a praticar o futebol, o fazem de forma muito abrupta. São pessoas que nunca jogam e quando decidem jogar exageram na dose. Não é preciso nenhum conhecimento técnico para saber que, se alguém nunca pratica essa modalidade, o ideal é iniciá-la com no máximo (20) VINTE minutos nas primeiras (3)TRÊS vezes! E mesmo assim o corredor ficará dolorido e cansado em diversas regiões do corpo que não estão habituadas às exigências do futebol.

E é bom para que tipo de corredor?Para os que buscam aprimorar o condicionamento físico geral. O futebol não melhorará a performance na corrida, mas aprimorará a aptidão física, muito importante para a saúde. Para quem corre duas ou três vezes por semana e pratica musculação, jogar uma partidinha semanal de até 40 minutos pode ser um ótimo complemento. E, claro, vai servir como uma variação psicológica interessante dentro do programa de atividades físicas do corredor.
Moral da História : Se não se alongar corretamente, não fizer musculação e estiver acima do peso, nada de futebol. Estando em dia "com as prestações do (Baú da Felicidade)" você poderá praticar com parcimônia.

Fonte : Corpore e Revista Veja

Wander Nardino
Paz e Luz

Nenhum comentário: